terça-feira, janeiro 20, 2015

Análise grafológica da escrita Klingon

Análise grafológica da escrita Klingon 


Pessoal, talvez possa parecer brincadeira, e realmente é uma brincadeira. Todavia com um pouco de seriedade.
Tanto a escrita Klingon e a língua existem e tem adeptos em todo o mundo.
Os produtores da série Jornada nas Estrelas *Star Trek”, criaram o povo Klingon com altas doses de simbologia. São conhecidos no universo por sua índole altamente guerreira.
Sem entrarmos em grandes considerações vamos realizar o perfil desta escrita.



Angulosa
A principal característica da escrita são os ângulos presentes em todas as letras.
Para Jamin, a escrita em ângulos é incompatível com a flexibilidade, qualidade básica da inteligência. Assim, nas bases de escritas angulosas nobres, aparecerão movimentos corretores, tais como sinuosidade ou pequenez.
Ele é uma mudança brusca de direção que revela o desacordo entre o “eu” e o mundo. Oposição natural ao meio ambiente.
Atitude de pouca adaptação ao plano social, predomínio da razão sobre o sentimento..
Obstinação inteligente, tenacidade aliada à coragem física e moral, disciplina, direito, firmeza e decisão no modo de pensar e agir, capacidade de mando, iniciativa, adaptação combativa, predomínio do pensamento racional em detrimento do sentimento, capacidade de enfrentar o mundo, energia, individualidade e rigidez, virilidade, objetividade e critérios, franqueza, fala incisiva e direta, lealdade, severidade, justiça e sinceridade nas decisões, gosto por estoicismo, heroísmo, ação e epopeias.
Capacidade de adotar para si e seus subordinados códigos de conduta draconianos e implacáveis que jamais deverão ser quebrados
Espírito vingativo, inveja, sensibilidade patológica, reações violentas contra as mínimas críticas, resposta defeituosa aos problemas relacionados com a vida social e sentimental.
• Com escrita retilínea: categórico em suas mais elementares ações.
• Traços regressivos: caráter reacionário.
• Finais angulosos: teimosia.
• Com escrita estreita: repressão.

A escolha dos ângulos para criar a escrita Klingon é realmente muito feliz e está totalmente de acordo com o espírito deste povo guerreiro. Quem assiste a série na televisão, observa que as interpretações caem como uma luva.


Escrita cortante
Écriture tranchante.
Segundo Gille-Maisani a terminologia foi introduzida na grafologia francesa pela grafólogia Saint-Morand.
Dra. Margret Hartge usava o termo “bohrend” (perfurante) e “wühlend” (que escava, que rasga).
A principal característica é a incisão, como se a caneta rasgasse o papel.  A pressão é forte e o relevo idem. O traço é rápido, mas pode ser reto ou curvo.
Personalidade forte e com um tom de voz cortante, que toma decisões audazes e irrevogáveis a despeito que os outros possam pensar.
Embora seja uma tipologia totalmente ultrapassa (na época ainda era utilizada) gile cita: Pessoa ativa com forte componente de Marte. A função principal é o Pensamento, com função Sentimento inferior.
Neste tipo de escrita Cortante vemos coexistirem alguns traços cortantes em "forma de espada" e outros em "forma de bisturi" que levam a concluir uma agressividade até certo ponto instintiva, impulsiva no primeiro caso e uma mente analítica, incisiva e cáustica, no segundo.
Não existe indecisão, apenas o conflito interior que se agrava com suas próprias atitudes.
Para Gille as escritas cortantes entalhadas evocam um sentido visual e concreto que sente prazer nos contrastes.



Exemplo de escrita cortante entalhada. Livro Psicologia da Escrita.
Gill-Maisani. Ed. Pensamento.


Traços fusiformes.
Trata-se de um aumento da espessura nos traços descendentes e significa o desafogo imediato das tensões, vivacidade nas reações, impaciência, irritabilidade e agressividade, chegando muitas vezes até mesmo ao sadismo e a ferocidade mais encarniçada. (Vels)
O Dr. Paul Carton em seu livro ("Dictionnaire de Graphologie" Libraire Le François, Paris, 1933) vê neste traço, propensão para decisões bruscas, violentas, inopinadas e habilidade em ser destrutivo.
Eric Singer ("Die handschrift sags alles" List Bücher, 1954) diz que neste tipo de traço a pessoa deseja cortar o mal pela raiz.


Escrita Acerada
Característica gráfica – Os finais dos traços são em pontas de agulha.
Interpretação
Trata-se de um sinal que reflete a falta de domínio de si próprio, a pessoa não consegue conter suas energias. Agressividade e espírito combativo. Comum em pessoas cujas atividades exijam pronta resposta, como a de políticos, policiais e oradores. Vivacidade de espírito e senso crítico.  Incisivo e minucioso. Capacidade de atacar com virulência e sem motivos aparentes. Gosto por contradizer aos demais pelo simples prazer, de fazer ofensas e insinuar sem objetivos concretos. Reivindicações exageradas ou fora de propósitos. Necessidade de satirizar os demais para esconder suas inseguranças. Arrogância, cólera e mordacidade. 
Segundo o grafólogo italiano Marchesan, trata-se de um reflexo psiconervoso do estremecimento, sobressalto ou movimento de encolhimento. A retração dos braços para o corpo se faz com uma atitude defensiva. É um movimento reflexo, potente, a margem da vontade e da consciência que tende a reduzir ao mínimo a agressão do inimigo.


Rizzos da Brutalidade Doentia – Traços da Brutalidade.
Livro Personalidades de Risco. Paulo Sergio de Camargo.
Presentes as leis XII, XIII, XXII. Tendência Motriz: Brutalidade Doentia. Fig. 02.

Características gráficas – os finais dos traços terminam em ponta de agulha (acerada). A interpretação psicológica é agravada pelos perigos dos desvios da sexualidade e do sentimento sádico. Afeta principalmente a inteligência e o sentimento.
Para os irmãos Marco e Rolando Marchesan, a cólera profunda e intensa que persegue ou pressionam o sujeito a manifestações manuais e exige um alívio violento, frequentemente com manifestações de violência somente no plano verbal.
A forma de cólera é pior que o tipo de Traço anterior, porque é estimulada por exageradas valorizações nas ofensas, pelo efeito da hipersensibilidade também ocorre o reflexo orgânico. O Traço da Brutalidade Doentia está conectado com o histerismo.  Explode por algo que não tem relação com a causa. Sadismo, violência multiplicada pela hipersensibilidade.
Quando a pressão se manifesta por baixo das linhas, esta se estende até a zona da materialidade e do fisiológico, portanto a pressão destes dois fatores resulta em brutal.
Ou seja, os Klingon tem algo de patológico na sua forma de atuar.


Simbolismo
Muitos traços finais apontam para a zona inferior, demonstra materialismo, instinto, motricidade, capacidade física.

Primeira letra grande - sobressaltada
Mostra orgulho, voltada, necessidade de posicionar de imediato em todas as questões. Marcar presença.
  

Resumo
Os traços de violência estão descritos em toda a escrita. Totalmente de acordo com a personalidade do povo Klingon.

Outros traços ainda poderiam ser considerados, regressivos, massivos etc.


Paulo Sergio de Camargo
Grafologia - Linguagem Corporal
Loja Virtual - Livros de Grafologia

Um comentário:

MABEL RODRIGUEZ disse...

MUY ÚTIL GRACIAS .SALUDOS MABEL